sábado, 14 de junho de 2008

Edição de um jornal


No processo de edição de um jornal, querendo ou não, pode se presenciar a opinião do autor. Pois ao receber a grande tarefa de escrever, terá a opção de ir a favor ou contra. Para um autor já mais conhecido do público é mais seguro emitir suas opiniões, enquanto o iniciante deve ter bastante prudência ao argumentar algo. Como é chamado “vôo solo” no jornalismo, é acerto consagrador ou erro desastroso. A palavra publicada é uma arma poderosa e fatal.
Em uma das mil maneiras onde se pode encontrar a opinião é nos editoriais, nas crônicas, nos artigos, nas cartas dos leitores, no corte de uma foto e na coluna, que deve ser um lugar atraente. Somar o bom-humor, a originalidade, a sagacidade, a agudeza de espírito e a perspicácia de dizer o máximo com o mínimo de palavras.
Tudo gira em volta da opinião, a posição de uma matéria na página, o tamanho da foto ou o conteúdo dela, o corpo usado no título e etc.
As notícias do jornal são a matéria-prima natural da opinião, mas não a única. A opinião deve ser manifestada de forma leve, irônica ou séria, seca, mas de forma alguma sendo pomposa ou solene.

Sem comentários: